A importância dos 1100 dias

A importância dos 1100 dias

A importância dos 1100 dias

E aí mamãe, já ouviu falar sobre a importância 1100 dias? Sabe do que se trata?

Se sua resposta foi não pode continuar lendo, pois nesse artigo vou te contar tudo sobre esse assunto.

Primeiro deixa eu explicar o que são esses 1100 dias. Esses dias são o resultado de uma soma, 100 dias da pré-concepção, 270 dias de gestação (40 semanas), 365 dias do primeiro ano de vida, e 365 dias do segundo ano de vida do seu bebê.

Esses dias são de extrema importância para o bom desenvolvimento do seu bebe lá no futuro, e sim, ele começa lá no útero.

Esses dias de gestação e primeira infância são muito importantes, por isso o assunto é abordado já na gestação.

Quando falamos dos 1100 dias falamos muito sobre nutrição. Sabe aquele ditado que diz “você é o que você come”, então funciona assim, mas na verdade o seu bebê também é o que a mamãe come.

Uma boa nutrição na gestação é muito importante para a formação do seu bebê e para boa formação do seu cérebro (a suplementação de vitaminas na gestação tem seus motivos rs)

Agora que você já sabe o que é os 1100 dias vou pontuar algumas informações importantes, que vão ajudar o seu bebe se desenvolver melhor, e ter uma maior qualidade de vida no futuro.

  1. leve a sério a questão da alimentação até antes de tentar engravidar, pesquisas mostram que o desenvolvimento do seu bebe é fortemente afetado por isso;
  2. os bebês aprendem mais durante a gestação até seus 3 anos de idade do que no resto da vida, então essa é uma ótima fase para ensinar;
  3. a criança cria conexões no cérebro com a vivência, por isso o brincar, o conversar, dar a oportunidade da criança explorar o mundo é tão importante nessa fase;
  4. o afeto também contribui para uma boa formação neural, então demonstre afeto a vontade;
  5. o ápice de aprendizagem da criança é com 1 ano de idade, então estimule a aprendizagem.

Com essas dicas você vai ajudar muito o seu filho a se desenvolver, inclusive a parte de inteligência.

Talvez você deva estar se perguntando como se estimula uma criança nessa idade, mas vou esclarecer para você.

Estimular é criar situações, contextos, e oportunidades para a criança conhecer o mundo.

Nessa fase a criança é muito sensória-motora, então ela quer pegar as coisas, cheirar, colocar na boca, e isso é ótimo para a aprendizagem.

Por último, vou falar uma coisa que talvez no dia a dia não achamos tão importante, mas é, BRINQUE com o seu bebê, tenha um tempo de qualidade para brincar.

Eles aprendem e se desenvolvem através das brincadeiras, seja animado, ensine a criança a te imitar, converse, mostre diferentes texturas, cheiros, deixe a criança com vontade de conhecer coisas novas.

Se seguir essas dicas, tenho certeza que seu bebe além de ter uma boa saúde, vai se desenvolver muito bem, e vai ter muito retorno no futuro!

Gabrielly Gonçalves

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.