Plano de parto: Um direito de toda gestante

Plano de parto: Um direito de toda gestante

Plano de parto: Um direito de toda gestante

Se você está grávida, provavelmente já ouviu falar sobre esse assunto. Vamos entender um pouco mais sobre o plano de parto e qual sua importância?

É um documento recomendado e reconhecido pelo Ministério da saúde, que é feito pela gestante e seu obstetra, assinado por ambas as partes. Ele é um direito, garantido por lei.

O plano de parto, deve ser entregue na maternidade. Nele deve conter os desejos e escolha da futura mamãe, relacionados ao trabalho de parto, o nascimento e os cuidados com o bebê. 

Além do tipo de parto a mãe pode incluir informações sobre medicações que deseja ou não usar, técnicas utilizadas, Golden hour, clampeamento tardio do cordão umbilical, banho do RN, entre outras. Por isso é importante fazê-lo de forma  individual e personalizado.

Através dele, a gestante garante que suas escolhas sejam respeitadas, e deixa suas preferências claras para toda a equipe médica. Caso o médico precise fazer algo que fuja do plano de parto original, ele tem o dever de informar e justificar verbalmente a futura mamãe e acrescentar por escrito em seu prontuário. 

Agora que você já entendeu a importância do plano de parto: um direito de toda gestante, converse com seu médico sobre sua elaboração e quais suas escolhas!

Aproveita e vem conferir nosso artigo sobre Pré-Natal

A equipe Bric deseja uma boa hora!

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.