O que o bebê está querendo dizer?
Tem muitas mamães e papais que falam várias linguas. Sendo esse ou não o seu caso, o choro do bebê é uma nova lingua que vai te desafiar. Já posso ouvir os comentários por de trás da telinha como, “que absurdo, esse povo está maluco”, ou frases do gênero.
Existe técnica para entender o choro do bebê?
E se eu te disser que existe uma técnica criada para decifrar o choro de um bebê, seja ele um brasileiro de carteirinha ou até mesmo um coreano recém nascido? Supreendente, não?
Dunstan Baby Language é o nome da teoria criada pela Priscilla Dunstan, que propõe que até o terceiro mês de vida, todos os bebês emitem os mesmos tipos de choros, independente da cultura em que estão inseridos.
A teoria afirma que existem cinco tipos de sons, cada um com um significado. São eles:
#1 “Néh”. O primeiro som é o de “neh”, som emitido quando a criança está com a língua no céu da boca e seu significado é nada menos do que fome;
#2 “Eh”. Este é o segundo som, semelhante ao anterior. O “Eh” que significa a presença de gases ou arrotos;
#3 “Heh”. O terceiro tem som de “heh” que aponta para um desconforto. Ocorre por exemplo quando o recém nascido está em uma posição incômoda no berço, mas ainda não tem estrutura suficiente para mover-se sozinho;
#4 “Owh”. O quarto som emitido é “owh” que significa sono, facilmente reconhecido pois o bebê emite outros sinais quando é chegada a hora da soneca, como levar as mãozinhas até os olhos ou o abrir a boca para bocejar;
#5 “Eairh”. Por último, o som de “eairh” significa que o bebê está sentindo cólica, ou até mesmo que ele está altamente irritado.
O que fazer para acalmar o bebê?
Depois de compreendido os tipos de choros, é importante compreender o que fazer para acalmar o bebê. Cada caso requer um cuidado diferente.
Para o “neh” o cuidado é simples. Busque amamentar a criança em um lugar confortável para a mamãe e para a criança, para que ela se alimente e fique mais calma.
Já para o “eh”, a primeira hipótese é que o bebê está com gases. Fazer uma massagem na barriginha da criança pode auxiliar na melhora da dor. Em casos de arroto, posicione a criança em pé e massageie as costas para que ela possa regurgitar.
Se você está ouvindo o som de “heh”, uma simples virada de posição já deve ajudar ele ficar mais confortável. Preste atenção porque esse choro também pode significar umidade. Nesse caso basta fazer a higiene adequada. Na maioria das vezes, a troca de fraldas já faz o bebê se acalmar.
O quinto e último de choro pode significar irritabilidade. Procure saber qual é a causa, seja ela uma cólica, ou até mesmo um outro motivo que foi agravado porque não foi atendido anteriormente.
Como se comunicar com o bebê?
De acordo com Priscilla, esta linguagem é muito poderosa. Se os pais reconhecerem os sons emitidos e buscarem atender o chamado de seus filhos como citado na teoria, eles não só terão grandes chances de ver seus filhos responderem melhor, mas também essa linguagem de sons irá perdurar por mais meses. Segundo Prisicilla, o bebê entende que foi compreendido quando chorou e permanecerá se comunicando dessa forma. O que você acha de tentar? Faça um teste e veja se funciona. Nos envie seu feedback.
Editorial Bric Saúde