Doula: você sabe o que essa profissional faz?
Ter uma doula ao lado de uma mulher durante o parto pode ser responsável por um parto mais respeitoso .
Muitos casais buscam conquistar o enxoval perfeito, o berço mais confortável, as roupas mais macias e fofas para seus bebês, mas nem todos os pais buscam estudar mais a fundo e se informar antes da criança nascer.
Através de uma doula, perguntas e respostas que você não fazia ideia, começam a surgir. Desde a escolha sobre qual será o tipo de parto, até mesmo sobre qual será o hospital ou se será dentro de casa. A palavra “doula” de origem grega tem o significado de “mulher que serve”, seu trabalho está ligado com o parto de uma criança, desde a gestação até o pós parto, parte delas são formadas em enfermagem, mas não necessariamente todas essas profissionais são da área da saúde.
As doulas não ocupam o papel dos médicos ou das enfermeiras, dentre suas funções: propor o suporte em áreas que os outros profissionais não preenchem. São elas as responsáveis por promover um suporte físico, emocional em todas as etapas da gestação e parto.
O papel de uma doula não é induzir os pais a um parto humanizado, com muitos pensam por aí, pelo contrário, sua função é apresentar as informações gestacionais mais importantes para que o casal tenha decisões mais assertivas durante este período.
Em um país como o Brasil em que a violência obstétrica está presente em grande parte das notícias que envolvem a maternidade, a falta de conhecimento acerca dos métodos usados, pode ocasionar um medo prejudicial pelo o que pode acontecer durante o parto. O pré-natal somado a encontros com uma doula podem sanar todas essas questões, gerando mais tranquilidade no período gestacional e durante o parto.
Em momentos tão sensíveis para a mulher, a doula exerce uma de suas maiores funções: dar suporte emocional para a mãe durante todo parto, dando uma possível garantia de que seus direitos e desejos serão respeitados.
Uma questão importante acerca da contratação de uma doula é sobre a escolha do hospital em que irá dar à luz ao seu filho, é necessário buscar informações se o hospital aceita a presença de uma doula, pois ainda existem hospitais que impedem a entrada de duas pessoas, ou seja, os pais acabam tendo que optar entre ter o pai da criança ao lado ou a doula.
Cada gestação é única e merece todos os cuidados possíveis, longe da linha de pensamento que gerar uma criança é somente lindo, pois é também um grande desafio que pode ser acompanhado de traumas, por isso é tão importante que você a mamãe redobre seus cuidados, que tenha uma rede de apoio comprometida em seu bem-estar e profissionais que busquem pelo mesmo.
Por fim, uma doula não é uma fada madrinha que irá resolver todos os problemas dos pais, mas todas as funções desses profissionais percorrem os mesmos objetivos que é garantir a saúde e segurança de todos envolvidos.