A importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil

A importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil

A importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil: você sabe qual é?

A resposta para a pergunta do título dessa matéria é bem mais simples do que parece e com certeza está presente no subconsciente de cada um dos brasileiros. 

Quando o assunto é brincar, a maioria das pessoas tem uma lembrança guardada de sua infância, sendo ela brincando de esconde-esconde com outras crianças ou brincando com um objeto qualquer em casa. Que todos temos lembranças afetivas nós sabemos, mas qual é o benefício? 

Vygotsky, um pensador, afirmou que uma criança vê um objeto, mas age de maneira diferente em relação ao que vê. Assim, é alcançada uma condição que começa a agir independentemente daquilo que vê. Ou seja, um simples objeto pode ser ressignificado inúmeras vezes por uma criança, estimulando sua própria imaginação.

Esse é um tema tão importante que é um direito garantido por leis, entre elas: na Declaração Universal do Direitos Humanos, na Declaração dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Convenção sobre os Direitos da Criança.  Sendo uma das propostas do Marco Legal da Primeira Infância, uma lei sancionada no dia 8 de março de 2016, que propõe a garantia às crianças o direito de brincar.

O brincar tem um papel fundamental para o desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros anos de vida. E os papais são os primeiros amigos que a criança irá ter, também é papel deles incentivá-los com brincadeiras, músicas, etc, para estimular a evolução da criança. 

Para trazer luz a essa discussão, um grande exemplo da importância do brincar foi que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998), citou o brincar como um dos principais condutores para o aprendizado e exploração da sociedade em que estão inseridos. 

Na cartilha foi definido que crianças de zero a três anos devem participar das atividades que envolvam a exploração do ambiente, utilizando objetos disponíveis para manipulação. O engatinhar, andar, correr, brincar com adultos ou crianças, são ações cruciais para exploração do ambiente.

Para as crianças, brincadeiras como imitar os sons de animais, ou imitar os adultos, cantar músicas, estimulam o descobrimento de suas próprias expressões, o que influencia positivamente no progresso de reconhecimento das emoções do outro.

São elas as responsáveis pelos primeiros aprendizados da criança, cooperam expressivamente, psiquicamente, emocionalmente, sem falar que desenvolvem a atenção e memória. 

A importância da brincadeira está no fato de que ela deve ser parte da rotina diária de uma criança, principalmente, porque é um dos maiores estimuladores da famosa dopamina, hormônio do prazer, que potencializa a atenção. 

É importante ressaltar que não necessariamente o brincar está ligado com brinquedos, ou seja, você não precisa sair daqui e ir correndo comprar novos brinquedos para o seu filho, tendo em vista que ter uma grande quantidade de objetos pode influenciar negativamente na vida da criança, pois pode impossibilitar que haja uma expansão de sua criatividade. Seja o maior incentivador de seu filho, usufrua dos brinquedos já existentes, mas expanda também, a sua imaginação, mostre-o que uma panela antiga pode sim, ser um belo capacete. 

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.