Atendimento pediátrico na sala de parto

Atendimento pediátrico na sala de parto

Atendimento pediátrico na sala de parto

Você sabia que além de um obstetra, anestesistas e enfermeiras é necessário um pediatra na sala de parto?

Vamos descobrir, a importância desse profissional na chegada do bebê?

Nascer é um processo difícil para o bebê. Por 9 meses ele se desenvolveu, cresceu e viveu no útero. Um ambiente totalmente calmo, tranquilo e seguro.

Ao nascer o bebê irá precisar respirar pela primeira vez! Seus pulmões irão se inflar e seu fluxo sanguíneo irá mudar. Parece pouca coisa, mas para um recém-nascido não é tão simples.

Ele chegará a esse novo mundo e vai se deparar com um ambiente desconhecido, hostil, frio e barulhento. Totalmente diferente do que conhecia e estava acostumado até aqui.

Tadinho do bebê! Não é um processo fácil.

Por isso que um parto e um ambiente humanizado vai fazer toda diferença em seu nascimento.

É aqui que o pediatra entra, um dos principais objetivos do seu atendimento é realizar essa transição de forma tranquila para o bebê e minimizar procedimentos invasivos. Ele também vai avaliar a vitalidade, respiração, choro, cor e sinais vitais, através disso, irá pontuar o APGAR .

O APGAR é uma escala que vai de 0 a 10. Também pode ser denominada como índice ou score, que o bebê recebe ao nascer, de acordo com o seu estado geral. [Leia mais sobre este assunto aqui].

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) preconiza que tenha um pediatra dentro da sala de parto. Caso ocorra alguma intercorrência, ele é o profissional treinado e capacitado para dar o suporte de forma menos invasiva e necessária ao recém-nascido.

O pediatra é quem vai garantir que o bebê fique junto à mãe, desde que tudo esteja bem. Também é ele que irá auxiliar a mãe a fazer a Golden hour, respeitando o desejo da mãe, conforme está no seu plano de parto.

Agora que você já sabe a importância do atendimento pediátrico na sala de parto, que tal umas dicas de como escolher o profissional? Tenho certeza que você vai amar. Confere aqui!

Um beijo mamãe e até a próxima!

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.