Bebês que não dormem e onde habitam?
Outro dia estava conversando com uma puérpera de primeira viagem sobre como estavam as noites de sono e me deparo com essa pergunta “é normal o bebê não dormir, Dra?”. Estranhei a pergunta, como assim não dormir? Não dormir à noite toda?
Ela então me respondeu que o bebezinho estava acordando a cada 2/3 horas para mamar, e não conseguia descansar de jeito nenhum. E então eu entendi tudo. Bebês não dormem?
Com bebês recém-nascidos é assim mesmo! Claro, não é uma regra, existem bebês que realmente acordam menos vezes, porém para os recém-nascidos, o esperado é acordar várias vezes durante a noite para mamar mesmo. Não tem nada de errado com seu bebê, querida!
Durante os primeiros meses de vida, o pequeno está em constante desenvolvimento, constante adaptação ao mundo fora do útero. Toda essa mudança, esse “novo mundo” faz com que o bebê não esteja completamente confortável. Além disso, os primeiros 3 meses de vida são conhecidos como EXTEROGESTAÇÃO, ou seja, gestação fora do útero.
O que isso quer dizer?
O bebê ainda não sabe que está separado da mãe, que é um indivíduo independente. No útero, ele vivia confortável, protegido e quentinho. Fora do útero, no berço, mesmo com todo o conforto que os pais possam proporcionar, não é a mesma sensação, o que faz com que o soninho seja mais irregular.
Mas Dra, meu bebê não é recém-nascido, e de uma hora pra outra simplesmente não dorme mais direito!
É salto de desenvolvimento ou não é? Quem acompanha o @pediatriadescomplicada sabe que falamos bastante sobre os saltos de desenvolvimento e picos de crescimento e o quanto essas fases podem afetar não apenas o sono do bebê, como o apetite e a rotina de todos na casa.
Durante esses saltos, essas aquisições de habilidades cognitivas e físicas, existe muita coisa acontecendo, e nem sempre o bebê consegue assimilar todos os seus aprendizados rapidamente. E o que acontece? Tchau, tchau para a rotina de sono.
Em resumo, de forma descomplicada: Até os 2 anos de idade, é normal que o sono do bebê tenha altos e baixos. Nos primeiros meses principalmente, e durante os períodos de maior aquisição de habilidades.
Dormir a noite inteira, sem interrupções, é um luxo nos primeiros meses de vida do bebê! Se você conseguiu, me conta aqui nos comentários (quero ver quantas mães tiveram o sono tranquilo nos primeiros meses com o bebê em casa).
E depois dos 3 meses doutora, o que acontece?
Dra Kelly Marques Oliveira | CRM 145039