BLW x Introdução alimentar tradicional

BLW

BLW: você já ouviu falar da técnica? Se não, fica mais um pouco que vamos te contar o que é, para que serve e como fazer.

O que é a BLW?

Baby-Led Weaning (BLW) é uma técnica de introdução alimentar criada pela autora Gill Rapley, em português significa “desmame guiado pelo bebê”, pelo nome da técnica já é possível entender que foge da tradicional introdução alimentar. Apesar de acompanhar um nome estrangeiro e ser a mais nova tendência entre os pais e cuidadores, essa é uma técnica muito antiga dos povos brasileiros, como os próprios indígenas, e você já vai entender o porquê. 

A técnica do BLW abrange inúmeros hábitos acerca da alimentação, mas o primordial é o ato de ensinar as crianças a comer os alimentos com as mãos do jeito que eles são. Na prática funciona da seguinte forma: em um prato você dispõe de alimentos variados, nos seus respectivos formatos, como brócolis, pedaços de cenoura, chuchu, batatas, frutas em pedaços, deixando que a própria criança escolha qual alimento e qual a quantidade que ela irá comer. 

Muitos leitores podem estar achando a técnica um tanto quanto assustadora, mas estudos comprovam que ela pode gerar inúmeros benefícios para os pequenos, sendo o primeiro deles, o estímulo à autonomia da criança. Isso não quer dizer que ela irá escolher comer doces, ou coisas do gênero, principalmente porque o indicado é que até os dois anos a criança não deve ter contato com açúcar. A autonomia está mais relacionada com a maneira que ela irá lidar com a comida, não necessariamente sobre supostas escolhas erradas. 

É sempre importante lembrar que, independentemente dos pais optarem pela introdução alimentar tradicional ou pelo BLW, são eles os maiores exemplos para os pequenos. A técnica indica que o mais adequado seria comer junto com a família e o que os outros estão comendo, logo, uma boa referência alimentar é uma peça fundamental nesse processo. 

Um dos pontos positivos da prática do BLW, é que ao estimular que a criança coma os alimentos em sua forma original ela tende a aceitar melhor os alimentos, gerando um recorte de uma memória do paladar e da visão, ou seja, além de fazer com que a criança reconheça o alimento você também propõe uma experiência sensorial completa. 

“O bebê não engasga?” 

“BLW é um método seguro?

A princípio, qualquer que seja o caminho de introdução alimentar feito sem os devidos cuidados podem sim, causar engasgos. Isso não quer dizer que o método BLW seja um possível agravante desse quadro. Com relação ao “refluxos” o mais comum é o chamado gag reflex que não chega a ser um engasgo e sim, um reflexo, uma contração involuntária dos músculos da faringe. 

Para impedir que esses episódios ocorram, coloque a criança sentada de forma ereta, evite alimentos que esfarelam com facilidade, não dê alimentos maiores do que o punho da criança e por fim, procure sempre a opinião do pediatra da criança antes de dar início a esse método de introdução alimentar. 

 

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.