Brincar é essencial para o desenvolvimento do cérebro?
A ciência mostra que o ato de brincar durante a infância e adolescência é fundamental para o desenvolvimento cerebral.
As experiências vivenciadas durante esse período são enviadas e traduzidas em conexões sinápticas, essenciais para a maturação adequada do cérebro e para o desenvolvimento neuropsicomotor.
Como resultado, as crianças e adolescentes terão melhorias nas funções executivas, linguagem, habilidades matemáticas, integração dos sentidos, capacidade de pensar criativamente. Crianças de 7 a 9 anos que brincam de forma fisicamente ativa, e a natureza é o espaço indicado para isso, apresentam melhor capacidade cognitiva e de focar a atenção, assim como diminuição dos transtornos do sono.
Por outro lado, há estudos associando a falta do brincar com aumento da prevalência de estresse tóxico e de transtornos comportamentais, como o de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a depressão.
Brincar é natural e fundamental para a nossa formação. É papel dos adultos apoiar, estimular e promover esses momentos. Na escola, no clube e no parque da cidade, brincar é um direito universal!
Gostou de saber como brincar é essencial para o desenvolvimento do cérebro? Aproveita e vem conferir mais artigos no nosso blog.
Dra. Ana Carolina Macedo