Como criar uma rotina de sono do bebê?

Como criar uma rotina de sono do bebê?

Como criar uma rotina de sono do bebê?

Se eu te disser que criar uma rotina pode ajudar a MELHORAR O SONO do bebê, você acreditaria?

E quando falo de rotina, quero dizer rotina para toda a família!

O que muitos pais não sabem é que o sono do bebezinho não é influenciado somente pelo que acontece próximo a hora de dormir, mas sim por tudo o que acontece durante o dia e a noite. Se ele dormiu durante o dia, o que comeu, se ficou muito tempo diante de telas, se está passando por um salto de desenvolvimento ou pico de crescimento, se está com alguma dorzinha (como nascimento de dentes) e tantas outras coisas. Por isso falo que para “melhorar o sono do bebê” é preciso olhar o contexto geral da casa, da família e da rotina de todos, e OBSERVAR OS SINAIS que o próprio bebezinho dá.

É claro que criar uma rotina não é mágica, gente! Noites mal dormidas são comuns na vida de quem acabou de se tornar mãe e pai, afinal o ciclo do sono de um bebê recém-nascido, por exemplo, é diferente do de uma criança mais velha e o de um adulto. Mas a rotina pode SIM auxiliar, principalmente se for seguida também durante o dia e não somente na hora da higiene do sono.

Antes de tudo, vamos esclarecer:

  • Os bebês recém-nascidos costumam dormir muito, cerca de 14 a 17 horas por dia, mas nunca de forma continua, e sim várias vezes por dia em intervalos mais ou menos regulares de períodos dormindo e acordado. Os despertares costumam ocorrer a cada 3 ou 4 horas pois é quando o bebê sente fome e quer mamar.
  • Os bebês após 3 meses mantém esse ciclo, mas estabelecem melhor a diferença entre o dia e a noite, ficando mais acordados durante o dia, e dormindo mais tempo a noite.

Sabendo disso, já começa a ficar mais fácil pensar em criar uma rotina de sono adaptada a idade do bebê, certo?

A higiene do sono é recomendada para bebezinhos de todas as idades, pois ela além de estimular a sono, acalma o corpo e a mente, melhorando a qualidade desse sono. Ela consiste em nada mais do que uma série de hábitos que podem auxiliar na hora de dormir de toda a família.

💜 Para praticar a higiene do sono, comece tornando o ambiente da casa mais tranquilo e silencioso próximo a hora de dormir. Diminua o ritmo aos poucos, apagando mais luzes se possível, desligando aparelhos eletrônicos e deixando clara a diferença entre o dia e a noite (um mais agitado e ativo, o outro calmo e relaxante).

💜 Dê um banho morno no bebê, podendo até apostar na massagem shantala (clica AQUI pra saber mais sobre ela) ou outros tipos de massagem relaxantes.

💜 A amamentação também é importante, por isso tente oferecer o peito quando o bebê acordar e estiver mais desperto, sempre observando os sinais de fome dele.

Isso são os passos para a HORA DE DORMIR, de noite e próximo a hora de se deitar!

Agora para praticar durante o dia, você deve:

💛 Se possível, manter a livre demanda ao amamentar.

💛 Tratando-se de crianças maiores que já passaram pela introdução alimentar, tentar manter horários regulares para as refeições, e evitar lanches (principalmente mais pesados) próximo a hora de dormir.

💛 Também falando de crianças maiores, fique de olho nas sonecas diurnas! Sono demais de dia pode sim afetar o sono noturno! Já fiz um post explicando esse ponto, clica AQUI pra ler!

💛 O uso de telas durante o dia e próximo a hora de dormir pode afetar (e MUITO) o sono infantil. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina, o hormônio responsável por “avisar” ao corpo que está na hora de dormir.

💛 Crianças mais ativas durante o dia, que brincaram bastante, correram ou praticaram algum tipo de atividade que exige mais esforço, tendem a estar mais cansadinhas na hora de dormir, facilitando o sono.

Para finalizar, deixo aqui essa curiosidade que muitas mães me perguntam: os despertares noturnos do bebê não são influenciados pela amamentação com fórmula infantil! Também tem post sobre isso aqui no blog, acesse AQUI.

Te desafio a tentar colocar em prática essas dicas e observar se o sono do bebê (e consequentemente de todos na casa) melhorou! Você pode fazer esse teste ao longo do mês e ir notando diariamente as melhoras, que tal?

Dra Kelly Marques Oliveira | CRM 145039

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.