Como identificar os primeiros sinais de TDAH?
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é o transtorno de desenvolvimento mais comum da infância. Tem origem genética e sofre influência de fatores ambientais. É frequentemente passado de pais para filhos (alta hereditariedade).
Ter parentes de primeiro grau com TDAH aumenta de 4 a 5x a chance de o transtorno acontecer. O mais comum é que os sintomas surjam na primeira infância, sendo que 50 a 80% dos pacientes continuará apresentando sintomas na adolescência e 40% na idade adulta.
Quais os principais sintomas de TDAH?
Um indivíduo com TDAH apresenta dificuldade em manter a atenção, dificuldade em monitorar e inibir certos comportamentos, menor habilidade para planejamento e na memória de trabalho. Os sinais e sintomas observados estão relacionados como hiperatividade, impulsividade e/ou déficit de atenção.
Alguns sinais de hiperatividade: A criança está frequentemente a mil por hora, fala em excesso, interrompe os outros, responde a perguntas antes de elas terem sido finalizadas, tem dificuldade para brincar ou envolver-se em tarefas calmas. Alguns sinais de Déficit de atenção: frequentemente esquece objetos necessários para realizar suas atividades, não segue instruções até o fim, tem dificuldade para finalizar e organizar suas tarefas, evita atividades que exijam esforço mental prolongado.
O início dos sintomas antes dos 12 anos de idade é um critério para o diagnóstico. Usualmente os sintomas de hiperatividade surgem entre 3 e 4 anos e sintomas de déficit de atenção entre 5 e 8 anos.
Acredita-se que os sinais e sintomas tenham relação com um déficit em uma função do cérebro chamada de função executiva. Esse déficit ocorre por alterações em múltiplos circuitos cerebrais, principalmente localizadas na região frontal.
Se você, mamãe, identificar os sinais do TDAH no seu filho, não deixe de procurar um profissional para te auxiliar melhor!
O que achou deste post? Conta pra gente nos comentários mamãe, aproveita e confere esse outro: A importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil
Dra. Ana Carolina Macedo | Neurologista Infantil