Como o leite vai do peito para a boca?
Oi mamãe!
Nesse artigo vamos te explicar como o leite vai do peito para a boca.
Entender como esse processo funciona te trará conhecimento e segurança para trilhar esse caminho com seu bebê!
Primeiro vamos entender como funciona a produção de leite materno. É durante a gravidez que a glândula mamária se desenvolve por completo.
Para essa preparação o estrógeno e a progesterona são peças chaves, esse processo é a fase I da lactogênese.
Mas durante a gravidez esses hormônios são inibidos, Isso porque a produção de leite e os hormônios da gravidez trabalham de forma oposta, ou seja, para um ser liberado o outro tem que diminuir.
Quando o bebê nasce e a placenta sai, ocorre uma queda significativa da progesterona (hormônio produzido na gravidez) e um aumento da prolactina (hormônio responsável pela produção de leite), dá-se início a lactogênese II e a produção de leite.
Outro hormônio muito importante para a amamentação é a ocitocina, ele é liberado durante a sucção do bebê. É o responsável pela ejeção do leite materno, sensação de prazer e também pela contração uterina, ajudando o útero a voltar a seu tamanho. Por isso algumas mulheres relatam cólicas nos primeiros dias da amamentação.
Parece uma orquestra, onde tudo tem seu tempo e seu compasso!
Entre o 3º a 5º dia ocorre a apojadura (descida do leite), essa fase é conhecida como galactopoese ou lactogênese III, agora a produção de leite não depende dos hormônios, mas sim da sucção do bebê.
Se houver demanda (bebê mamando), haverá produção, por isso é tão importante a livre demanda, nada mais é que ofertar o seio sempre que o bebê tiver fome e solicitar.
A partir daqui a manutenção da amamentação irá depender de boas mamadas, para isso é de extrema impotência que você mamãe, saiba reconhecer uma boa mamada e realizar uma pega correta.
Um beijo,
Roberta Colares