Como se preparar para o parto
A verdade é que esse tema, traz um friozinho na barriga não é mesmo? Nós acreditamos no poder do conhecimento, por isso hoje vamos dar algumas dicas de como se preparar para o parto.
Assim você vai se sentir mais segura e curtir esse momento tão especial que é conhecer seu bebezinho.
O parto é um momento mágico, único e muito esperado pelos papais. Afinal vocês irão conhecer o amor mais puro e verdadeiro de toda a sua vida!
A partir da 37ª semana de gestação o bebê já pode nascer, o seu corpo te dará sinais de que esse momento está se aproximando.
É importante que a essa altura você já tenha escolhido o tipo de parto que deseja. Se caso ainda não decidiu, temos um artigo falando sobre os tipos de partos, você pode conferir clicando aqui.
Os primeiros sinais que você vai sentir são:
- O bebê vai se encaixar: Você pode sentir um desconforto na parte inferior da pelve, como uma queimação, e até mesmo um desconforto nas costas, nos ossos da bacia.
- Perda do tampão mucoso: Algumas mulheres relatam sua saída dias antes do início das contrações, outras apenas algumas horas antes.
- Contrações uterinas regulares: Elas são diferentes das contrações de treinamento, que você sentiu durante toda gravidez. São contrações intensas, regulares e próximas. Anote os horários para saber o intervalo de uma para outra.
Caso você opte por um parto normal, você pode contratar uma doula para te auxiliar nesse processo.
Se você optou por uma cesárea, pode esperar sentir esses sinais também. Assim terá certeza que seu bebê está pronto para vir ao mundo. Mas lembre-se que a saúde e bem estar de vocês dois deve sempre estar em primeiro lugar, por isso converse com seu obstetra sobre esta possibilidade.
Aqui vão algumas dicas para te ajudar:
- Converse com seu obstetra sobre sua escolha de parto e registre no seu plano de parto.
- Prepare sua mala e do bebê pelo menos duas semanas antes. Fazer uma lista vai ajudar a não esquecer nada.
- Converse com seu marido e familiares sobre as visitas e quem você deseja ter como acompanhante.
- Conheça a maternidade antes do bebê nascer.
- Se caso não tiver rede de apoio, cozinhe e congele as principais refeições de pelo menos uma semana. Isso vai te ajudar muito.
- Passe em consulta pediátrica de pré-natal, para escolher o pediatra.
- Faça um bom curso de pré-natal, ele vai te ajudar a se preparar para a chegada do seu bebê.
- Procure uma boa consultora de amamentação. 90% das mulheres têm problemas com a amamentação. Não espere sentir dor para procurar ajuda.
Por fim, mas não menos importante, confie em você no seu corpo e no seu instinto materno!
Uma boa hora para você mãezinha!
Com carinho,
Equipe Bric Saúde