Desfralde: Qual o momento ideal para iniciar
Iniciar o desfralde de uma maneira consciente e agradável para ambos pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil, mas afinal, ninguém disse que seria fácil ou rápido.
É importante que os pais diminuam suas expectativas acerca desse processo, já que cada criança tem o seu tempo específico, apesar das boas intenções dos pais em tentar impor algo, o ideal durante todo esse processo de desfralde é que os cuidadores mantenham a paciência e esperem atententamente a chegada do primeiro sinal de que ela está pronta para iniciar o desfralde.
Em torno dos dois anos, quando a criança começar a avisar que quer fazer xixi, cocô, esse pode ser o momento ideal para iniciar esse processo. É interessante perguntar para o médico-pediatra se a criança está pronta ou não, pois antecipar esse processo pode gerar inúmeros traumas, comportamentos indesejados e até mesmo sentimentos de frustração nas crianças.
Mas, não existe motivos para desespero, exatamente, entenda que vocês, pais, não precisam acelerar nada. Se caso após ler todas as indicações vocês entendam que é sim, chegada a hora para o desfralde, preste atenção em como irão agir nos próximos dias e meses. Para que esse momento seja o mais saudável possível, olhe para as dicas seguintes com um olhar amplo que abranja todos os envolvidos:
- Entenda que as inúmeras tentativas frustradas irão acompanhar o famigerado penico, inclusive, esse acessório pode ser uma ótima ferramenta. Então, prestem atenção na maneira que vocês, pais, tratam sobre o assunto com a criança, para que ela não venha ter aversão às fraldas, evite falar do xixi e cocô como algo ruim, negativo porque isso fará com que ela mesma tenha vergonha e em alguns casos a criança fica tão preocupada com a reação dos pais com o cocô que fica segurando por dias;
- Deu errado na primeira vez, sem problemas, explique para a criança que fazer cocô, xixi é algo natural e está tudo bem se no início ela não conseguir usar o penico ou vaso de primeira;
- Que os filhos imitam os pais não é nenhuma novidade, essa pode ser uma ótima tática, leve seus pequenos para te acompanhar quando for ao banheiro, assim elas terão uma identificação maior e também irão quer fazer o mesmo;
- Quando o momento tão esperado chegar e a criança conseguir usar o banheiro pela primeira vez, comemore e faça uma grande “festa”, para mostrar que esse é um motivo de grande alegria para eles, parabenizando-a pela conquista.
Apesar de não haver uma receita de bolo e cada caso ter suas especificidades, algumas das dicas citadas podem ser valiosas para você, ou alguma delas ser até mesmo ineficaz. Independente disso, tenha noção de que esse é um processo natural e nenhuma explicação simplista pode abranger todos os aspectos vividos.
Dica da redação: invista em livros que tratam sobre esse assunto de maneira lúdica e simples, como os títulos, “Pai todos os animais soltam pum” e “Até as princesas soltam pum”, ambos do autor Ilan Brenman.