Entenda os desejos na gravidez

Entenda os desejos na gravidez

Entenda os desejos na gravidez

Olá mamães, tudo bem?

Vamos falar hoje de um dos assuntos mais ‘famosos‘ da gravidez: desejos.

O desejo nas mulheres grávidas costuma ser comum no decorrer dos 9 meses, inclusive as gestantes apresentam desejos por alimentos ainda não consumidos com uma diversidade ampla variando de pessoa para pessoa, claro.

As mulheres também procuram adocicar a comida salgada com variações de pratos que não eram consumidas antes da gravidez.

Há estudos que mostram que a síntese de uma substancia chamada neuropeptídeo, considerada uma das principais estimulantes da fome que aumenta durante a gravidez.

Inclusive, se quiser ler mais sobre alimentação na gravidez, recomendamos que leia este post.

A síntese desta substância pode causar alterações do paladar e olfato, o que seria um mecanismo evolutivo, ou seja, que adquirimos através de instintos, para desencorajar as mães a ingerirem comidas possivelmente tóxicas, deixando-as mais sensíveis (e atraídas) a determinados alimentos.

Há estudos que afirmam que os desejos representariam carências nutricionais do corpo, e ao consumir chocolate por exemplo, esta vontade seria, na verdade, falta de magnésio. 

Vontade de comer açúcar e outros carboidratos processados, assim como comidas gordurosas, podem ser decorrentes à ausência de cálcio. 

Comer ou não comer?

Estudos relatam que não tem problema algum em ceder aos desejos uma vez ou outra, desde que as guloseimas não substituam as refeições nutritivas principais.

É preciso ficar atento a uma condição especial, chamada alotriofagia, que é o desejo por coisas que não são alimentos (terra, carvão, giz, entre outros).  Nestes casos, é necessário fazer acompanhamento psicológico ou médico, para, se necessário serem receitados medicamentos específicos para reverter o transtorno.

Recomendamos a procura de um profissional capacitado para te atender, ou alguma pessoa próxima à você, caso sinta vontades como estas.

Aqui na Bric trabalhamos constantemente para que sua gravidez seja tranquila e descomplicada, por isso, esperamos que este post tenha te ajudado. 

Um beijo,

Equipe Bric.

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.