Entendendo a produção de leite
Olá mamãe, tudo bem?
Hoje vamos entender como ocorre esse processo magnífico? Você vai ver como é fascinante, tudo funciona na mais perfeita harmonia.
Além disso, entender como esse processo ocorre vai te ajudar no caminho que você vai trilhar com seu bebê na amamentação.
É durante a gravidez que a glândula mamária se desenvolve por completo, porém a produção de leite só terá início após a saída da placenta. Isso ocorre porque os hormônios da gravidez e da produção de leite trabalham de forma oposta.
Após o nascimento do bebê, a progesterona e o estrogênio (hormônios da gravidez) caem e a prolactina (hormônio responsável pela produção de leite) se eleva, dando início a lactogenese II. Aqui a produção de leite depende exclusivamente dos hormônios.
Entre o 3º e 5º dia após o nascimento do bebê ocorre a descida do leite ou apojadura. Esta fase é chamada de lactogenese III ou galactopoese, a partir de agora a produção de leite depende da sucção do bebê, isso mesmo!
Por isso é tão importante realizar uma boa pega, pois de agora em diante o esvaziamento da mama é quem dita a quantidade de leite produzida. Leite parado não é bom!
Isso porque quanto mais o bebê mama, mais o corpo entende que precisa produzir. Se o seio não é drenado adequadamente, a produção de leite da mãe tende a cair, pois o corpo “entende” que está fabricando em excesso.
Não é magnífico como todo esse processo ocorre? Agora que você entendendo a produção de leite, que tal aprender a realizar uma pega correta? Não esquece de nos seguir no Instagram. Confira aqui um texto que preparamos para falar disto.
Até a próxima mamãe.