Gestação saudável
No primeiro trimestre da gestação, o corpo sofre grandes mudanças físicas e hormonais para gerar e nutrir uma nova vida. Uma dessas mudanças é o aumento dos níveis de progesterona, conhecido pelo cansaço, dor nas mamas, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Em
média, 30% a 50% das gestantes sofrem com enjoo matinal e 90% com cansaço. A progesterona é produzida pelo corpo lúteo presente no ovário, até que a placenta esteja formada e consiga produzir a progesterona e demais substâncias necessárias ao desenvolvimento do
bebê.
De forma geral, dormir com a cabeceira elevada, ingerir alimentos secos, beber um copo de água gelada 1 hora antes da refeição e fracionar a alimentação em 6 refeições ao longo do dia ajudam a aliviar os sintomas. Medicações podem ser utilizadas para ajudar neste período,
sempre sob a supervisão do obstetra. Outros sintomas comuns do início da gravidez são fraqueza, dor em baixo ventre e sono, muito sono. É esperado que no início do segundo trimestre haja uma grande melhora do sintomas.
O segredo que todas buscam em garantir uma gestação saudável está na alimentação balanceada. Assim, previne problemas frequentes da gravidez como a anemia e também um ganho de peso adequado. Profissionais da área da nutrição tem se especializado cada vez mais na dieta ideal para a gestante, de acordo com o perfil e com a presença ou não de doenças de cada uma.
Outra modalidade de grande importância é a fisioterapia pélvica e está indicada para todas gestantes, pois minimizam os desconfortos causados pela gestação. Na fisioterapia são trabalhados os músculos do assoalho pélvico, que fazem sustentação para o peso do bebê, preparam o períneo e reduzem a incidência de traumas durante o parto.
Vamos acabar de vez com o mito que atividade física pode prejudicar a gestação. O Ministério da Saúde deixa claro que atividades físicas de baixa intensidade são benéficas para a gestante e para o bebê, pois além de tudo, ajudam a fortalecer a musculatura da pelve e preparar o corpo para gestação e parto. Se você praticava exercícios físicos, pode manter a sua rotina.
Agora, se você era sedentária, recomenda-se a prática de exercícios leves como caminhada e hidroginástica. Atividades físicas de alta performance ou muito intensas são contraindicadas devido ao risco de acidentes. O importante é você aproveitar cada momento da sua gestação de forma equilibrada e leve, não se cobre demais e faça o possível para proporcionar o melhor para você e bebê!
Dra. Stephani Ruschi