Paternidade: quando o homem descobre que é pai?

Paternidade

Paternidade: quando o homem descobre que é pai?

Muito é falado sobre o peso da maternagem, sobre como cuidar da saúde da mulher após o parto, mas pouco é comentado sobre a paternidade. Mas, afinal, o que muda na vida de um homem após a vinda de um filho?

Quando a mulher descobre que está grávida de imediato ela passa a sentir-se como uma verdadeira mãe, pensamentos como, como ele vai ser, roupinhas fofas, o nome ideal, etc, sem falar que, biologicamente, há uma grande ligação entre o bebê e ela. Mas, e os papais, quando eles desenvolvem essa ligação?

Talvez por não serem eles quem estão carregando seus filhos em seus próprios corpos, que tendem a  reconhecer a paternidade em um momento tardio comparado ao das mães. Isso não significa que se importem menos, ou não amem seus filhos, apenas que a visão de um homem e da mulher é totalmente diferente e individual.

Em uma sociedade patriarcal, frequentemente pais de família tendem a acreditar que assim que os filhos nascem eles precisam trabalhar mais para trazer o sustento para sua residência. Mas, esse ato pode ser um tanto quanto prejudicial, pois o pós parto é, talvez, o momento de maior fragilidade de uma mulher. E é essa a hora de prestar socorro para essa nova mamãe, principalmente, devido ao comum puerpério.

É sempre importante lembrar aos pais que além do puerpério que pode durar em torno de 40 dias, também é possível que a mulher desenvolva uma depressão pós parto. Os papais são peça chave para que esse quadro não ocorra.

Falácias sobre a paternidade são dissolvidas por toda a internet e grupos sociais, por isso é importante que os pais tenham uma rede de apoio que participem ativamente desse processo e reafirmem a eles qual a importância de um pai. Diferente do que é pregado por aí, a paternidade é peça fundamental na criação de um indivíduo. Enganado está quem pensa que uma mulher deve reter todos os deveres e pesos, a mãe já está ocupada em ser uma mãe e tentar assumir o papel dos dois pode levá-la à exaustão física e mental. 

Nosso papel não é reprimir as mães solos, e sim, incentivar a todos os homens a buscarem serem pais. Se não houver uma união entre o casal, é importante que haja um diálogo que procure entender quais as necessidades que a mãe e a criança tem. Em relação a um casal que busca ser uma família, o homem deve ser mais atento às necessidades da mulher. Entender que após o nascimento de uma criança, a mulher deve dar mais atenção a seu filho e esse não é o momento para competir por atenção. 

Uma criança demora no mínimo dois anos de vida para reconhecer que o seu reflexo no espelho é ela mesma, isso não quer dizer que ela é menos ela por ainda não se enxergar. O mesmo acontece com os pais, por mais tempo que demorem para se enxergarem como tal, isso não tira o mérito deles serem pais e terem deveres para com o seu filho. Nada pode isentá-los disso.

Dica do redator: clique neste link  para acessar a cartilha Orgulho de Pai, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGE) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo na área Cuidado em Saúde, com o intuito de promover o envolvimento paterno na gravidez. 

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.