Posições para amamentar
Se você é nova por aqui, seja bem-vinda mamãe! Hoje vamos falar sobre as posições para amamentar.
A melhor posição é aquela que favorece a pega do bebê, lembrando que ela deve ser profunda, assimétrica, sem dor e confortável para ambos. Não existe certo e errado, mas sim o que funciona para a dupla mãe e bebê.
Sente-se de forma confortável e com as costas apoiadas, você pode usar a almofada de amamentação para apoiar o bebê. É importante que vocês estejam confortáveis.
Então vamos conhecer as posições!
A primeira é a Clássica ou tradicional: É aquela em que o bebê fica apoiado no encaixe do cotovelo ou no antebraço da mãe. O bebê deve estar alinhado à cabeça, ombro e quadril, com a barriga encostada na barriga da mamãe. Essa posição é a mais utilizada, pois traz segurança para as mamães.
Cavalinho: O bebê fica como se estivesse montado na sua perna, segure a mama com a mão do mesmo lado e apoie a cabeça do bebê com a outra, lembre-se que sua mão deve estar entre o pescoço e a cabeça, seus dedos o polegar e o indicador ficam na altura do lóbulo da orelha do bebê.
Deitada: Deite-se de lado e oferte a mama que está próxima ao colchão. Apoie a cabeça do bebê no seu braço que está sobre a cama e com a outra mão segure e posicione a mama, mantenham barriga com barriga.
Laid-back: A mãe fica reclinada com as costas apoiadas e traz o bebê por cima do peito. Essa é uma posição muito intuitiva, as mães que têm parto normal costumam amamentar assim após o nascimento. Também é indicada para mães que têm muito leite, nessa posição o reflexo de ejeção acaba sendo controlado.
Bola de futebol americano ou invertida: Você deve sentar e apoiar as costas. Com auxílio da almofada de amamentação deixe o bebê lateralizado, sua cabeça deve estar em frente a mama, a barriga do bebê deve estar voltada para as costelas da mamãe e os seus pezinhos em direção às costas. Você irá segurar o bebê com o mesmo braço do lado da mama, use a mão contrária para segurar o seio.
Essas são as posições mais utilizadas pelas mamães, agora que você já conhece é só escolher qual você e seu bebê ficarão mais confortáveis. Aproveite e leia também como realizar uma pega correta.
Roberta Colares.