Qual é a hora de parar de amamentar?

Qual é a hora de parar de amamentar? 

Qual é a hora de parar de amamentar?

Não é novidade que a amamentação é carregada de desafios para as mamães e definir qual é o momento para suspender o aleitamento pode ser sinônimo de ansiedade.

Antes de mencionarmos o momento “ideal” para interromper o aleitamento materno, é necessário discutirmos sobre a importância da amamentação. E, se você, mamãe está a procura de uma resposta rápida para a pergunta do título, te faço um convite para embarcar nesse texto com a mente disposta a mudar de ideia.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o aleitamento deve ser o alimento exclusivo até o sexto mês de vida, a partir do sétimo mês a adição de alimentos variados é de suma importância no desenvolvimento da criança. Mas, por que o leite é tão importante assim?

Estudos comprovam que o leite materno é o alimento mais completo que o bebê pode receber, é carregado de anticorpos, nutrientes, vitaminas e minerais que os pequenos necessitam. Sem falar que potencializa o crescimento e desenvolvimento, protege contra doenças perigosas e por meio dele, as necessidades de líquido são supridas, ou seja, água ou chás não são necessários.

Uma das dúvidas frequentes no meio das mamães é o tal do “leite fraco”, mas essa frase é uma falácia que tem gerado bastante ansiedade nesse meio. O leite materno pode variar de cor, mas todos são adequados, lembrando que, até as mulheres desnutridas são capazes de produzir leite de qualidade do ponto de vista nutricional. Importante ressaltar que o choro pode não ser sinal de fome, e sim, algum tipo de desconforto ou um pedido de carinho, já que o choro é a primeira forma de comunicação humana. 

A amamentação frequente traz benefícios duradouros para os bebês e para as mamães, o próprio ato de amamentar faz com que o corpo da mulher produza mais leite. Sem falar que é capaz de gerar e fortalecer os laços afetivos entre mãe e filho.

De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), introduzir alimentos e líquidos precocemente aumenta as chances de a criança ter diarréia, infecções respiratórias, pneumonia, alergias, asma, entre outras. 

Após um ano de vida, quando outros alimentos já fazem parte da rotina dos pequenos, a recomendação dada pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é que o aleitamento materno deve ser mantido no mínimo até os dois anos de seu filho, pois é uma importante fonte de energia e nutrientes. 

As mamães que amamentam e trabalham fora não precisam de cuidados diferentes, pelo contrário, precisam ser encorajadas e ajudadas no que for necessário. Mesmo que a amamentação em livre demanda já não seja possível, procure amamentar sempre que estiverem juntos.

Então: qual é a hora certa de parar de amamentar?

Importante frisar que se seu filho tem 18 meses ou mais e você está cogitando interromper o aleitamento, procure a opinião do pediatra da criança, através de exames será possível enxergar se é ou não é a melhor opção. A insegurança pode estar presente na jornada de criar filhos e definir o que é melhor para eles, principalmente se você é uma mamãe ou papai de primeira viagem. Por isso é tão importante que busquem informações seguras e contem com uma rede de apoio solidária.

Continue acompanhando o blog do Bric para mais artigos interessantes como este!

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.