Rede de apoio: a importância de ter uma

Rede de apoio

Rede apoio: veja por que é tão importante ter uma 

Se você já é uma mamãe ou papai nível avançado sabem o que significa ter uma rede de apoio e como ela funciona na prática, mas se vocês estão no nível iniciante esse é o texto ideal para vocês.

Em um mundo globalizado, onde pessoas, nações, famílias e amigos podem se conectar em poucos minutos, um dos assuntos mais falados na mídia são sobre doenças mentais e sobre a solidão. Como esses sentimentos e emoções adentram a maternidade e o que fazer? 

A descoberta da vinda de uma criança, propõe um misto de emoções e a preocupação pode ser a principal delas. O medo de não ser suficiente, a insegurança, principalmente, quando se trata do primeiro filho, são os desafios rotineiros que a maternidade carrega. Para lidar com todas essas questões da melhor forma possível, uma rede de apoio se faz tão eficiente. 

Ter uma rede de apoio, grosso modo, é ter um apoio durante e após a gestação. Não necessariamente são pessoas que cuidaram do bebê quando você tiver um compromisso, mas também, pode ser alguém que prepare uma refeição para você, que leve um bolo de laranja e dois ouvidos dispostos a te ouvir desabafar na hora do café da tarde. 

A rede de apoio pode ser composta pela família, por amigos, pelos padrinhos da criança, isso está ao seu rigor. É importante dizer que ter uma rede de apoio não é obrigatório e cabe aos pais decidirem se querem ou não. Os pais não serão dependentes da ajuda dos outros, mas não existe mal algum em aceitar a ajuda alheia.

Na maternidade é comum as mães sentirem-se pressionadas a serem perfeitas, muitas vezes ultrapassando os seus limites físicos e mentais. Entender que essa suposta perfeição nunca será alcançada, porque quando o assunto é criar e educar uma criança, o impossível é excluir as falhas desse processo. O papel dos pais também está relacionado a busca por diminuir a quantidade de traumas e não colocar a criança em um cerco onde nada a atinge. 

Para as mamães que estão dispostas a dar o seu máximo para seu filho, é importante alertá-las que um dia a única meta do dia será manter todo mundo alimentado, porque dar conta de tudo sozinha pode ser o pior pesadelo de qualquer um. E é exatamente por isso que as famosas redes de apoio são tão importantes, é possível  expandi-las também, nas mídias digitais como, grupos do Facebook, WhatsApp ou Telegram.

Uma dica para ter uma rede de apoio participativa e estruturada é alimentar essas relações, seja um bom amigo para os seus amigos que já são pais, dê suporte para eles e seja um bom ouvido para ouvir o que eles têm a dizer. 

A segunda dica é: diminua as suas expectativas referentes à maternidade e à paternidade. Afinal, o título de “melhor mãe do mundo” ou o de “melhor pai do mundo” foi inventado por uma simples jogada de marketing com intuito de vender xícaras.

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.