Sono do bebê: como melhorar o momento?
Entre todos os cuidados que criar um filho requer, sem dúvidas, o sono pode parecer com um bicho de sete cabeças.
De início é importante que as mamães e os papais entendam que o sono da criança muda constantemente, ou seja, o sono de um bebê de três meses é diferente de uma criança que já completou um ano.
Com o nascimento de um filho toda a rotina dos pais passa por uma transformação, mas a de um recém nascido requer o triplo de atenção, pela primeira vez eles estão expostos a um “universo” oposto do qual viveram durante os meses de gestação. Todos os dias o cérebro do bebê passa por inúmeras evoluções e o descanso é importante justamente para que essa evolução ocorra.
O sono do bebê é diferente
O sono para os adultos pode significar apenas descanso, mas para os bebês ganha outros significados. Nos primeiros meses de vida, é durante o sono que o cérebro busca todos os alimentos e nutrientes que o corpo recebe durante as refeições. O sono faz parte de um processo natural de evolução. Para a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) dormir é tão importante quanto ter uma boa alimentação e uma higiene adequada.
Após entender todos os benefícios que o sono traz para os pequenos, é chegada a hora de entender a quantidade de horas necessárias para cada faixa etária. Um recém nascido passa mais tempo dormindo do que acordado, nas primeiras semanas esse tempo pode ser bem bagunçado e isso é totalmente normal, o tempo de sono de seu bebê irá mudar conforme os meses chegarem.
Dicas para melhorar a hora de dormir
Pensando em garantir uma boa noite de sono para os bebês, uma dica preciosa é marcar bem os horários do dia, na prática isso significa que você não deve escurecer toda a casa quando for chegada a hora da soneca. Faça com que o bebê entenda a hora do sono noturno e das sonecas diurnas, esse é um passo importante para o desenvolvimento.
Ao acordar pela manhã, tire alguns minutinhos para levar o bebê para tomar um banho de sol, além de ser uma poderosa fonte de vitamina D, vai mostrar para seu filho que o dia começou. À noite, diminua o volume das músicas, da TV, diminua os ruídos da casa, se possível começar a falar mais baixo com seu bebê, tudo isso possibilitará a ele uma percepção maior do tempo e do sono, esse é um momento perfeito para criar um ritual diário.
Se todas essas dicas são meio oldschool para você e já as colocou em prática há muito tempo, mas mesmo assim o sono de seu pequeno ainda é um bicho papão, aqui vão mais algumas dicas:
Sem dúvidas a primeira dica é que nem sempre o choro pode significar fome. Isso acontece muitas vezes porque um ciclo do sono se encerra, a criança desperta e o ambiente estão diferentes, e é por isso que é tão importante colocar o bebê no berço ainda sonolento e acordado, pode ser difícil mas funciona. Quando a criança pega no sono no colo da mamãe, mas no meio da noite acorda e ela não está junto, logo esse é o motivo de um longo choro.
Conclusão
Muitos livros, principalmente os europeus, ensinam que não deve atender o bebê sempre que ele chora, não existe nada que comprove a eficácia dessa prática ou se causa consequências negativas em longo prazo. Mas, essa pode ser uma prática, um tanto quanto difícil, que os ajude nesse processo.
Independente de qual seja a forma que opte em agir nessas circunstâncias, lembre-se que seu filho usa o choro como uma maneira de comunicação, pode significar fome ou apenas saudades do colo da mamãe. Sejam pacientes e persistam nas dicas, em breve os seus pequenos vão gostar muito mais do quarto deles do que o de vocês.