Dicas para proteger a criança do sol: o verão está batendo à porta, saiba como proteger os pequenos.
Os cuidados com os pequenos podem ter que ser intensificados dependendo da localização em que a família está inserida, por exemplo, uma família que resida na grande São Paulo terá cuidados diferentes de uma família que more em uma cidade litorânea.
Em tempos pandêmicos os passeios e idas a praias estão mais restritos, entretanto, ainda sim, é importante falar sobre quais os cuidados necessários para proteger os filhos durante essa época. Elaboramos algumas dicas para proteger a criança do sol
- Proteção solar
Nos primeiros seis meses de vida o uso do protetor solar não é recomendado, isso acontece devido a alta absorção do produto na pele do bebê. Mas, a partir do sétimo mês, os papais já podem investir em bons protetores solares.
Evite deixar os bebês com a pele exposta ao sol, opte por roupas frescas e bonés. Para as crianças mais velhas, lembre-se de aplicar vinte minutos antes da exposição ao sol o protetor por todo o corpo e retocar todas as vezes após contato com a água.
Lembrando que os protetores tem um tempo de duração, duram duas horas após a aplicação se não houver contato com a água.
- Repelentes
Os bebês sofrem com as picadas de mosquitos, mas não há muito o que se fazer, somente as opções mecânicas, como uso de véus no carrinho, roupinhas para protegê-los. Referente aos repelentes, médicos afirmam que a indicação ideal para usar seria após o primeiro ano de vida, mas devido a grande incidência de doenças como a Dengue, Chikungunya e a Zika, ou seja, o uso de repelentes pode ser usado com parcimônia a partir dos seis meses de vida.
- Evite as temidas brotoejas
Assaduras e brotoejas podem ser recorrentes na vida de uma criança, para evitá-las alguns cuidados extras são necessários. As brotoejas costumam aparecer em decorrência do calor e se, os cuidadores evitam deixar a criança sem roupas, seja para proteger dos mosquitos ou do sol, é importante procurar lugares arejados, com sombra, dentro de casa mesmo e deixar as crianças mais livres.
Para lidar com as brotoejas, existem inúmeras pomadas específicas para isso, mas especialistas indicam uma dica caseira que funciona muito bem é o amido de milho, basta aplicar o amido nas dobrinhas do bebê, antes da hora da soneca, porque esse é o local onde mais transpiram.
- Como manter a hidratação
Essa dica vai para as crianças e para as mamães: beba bastante líquidos, água, sucos naturais, mas nada de refrigerantes, coma alimentos que sejam hidratantes, como, uma melancia. Importante que se o bebê ainda estiver nos primeiros seis meses de vida, onde o mais indicado é que o único alimento seja o leite materno, é papel da mãe buscar hidratação.
Para os bebês mais velhos, que já estão passando pela introdução alimentar, abuse também das frutas da estação.