Gêmeos: um é bom mas dois é bem melhor
Se você acaba de receber a notícia de que será mãe ou pai de gêmeos, ou apenas tem curiosidade sobre o assunto, essa é a matéria perfeita para você.
De início podem preparar os ouvidos para muitos comentários pessimistas e infelizes como, “o trabalho vai ser em dobro”, “educar uma criança já é difícil, imagina duas” ou “você nunca mais vai poder dormir”. De fato, muitas noites em claro estão previstas, mas a verdade é que isso ocorre independente se a gestação é gemelar ou não.
Qualquer casal que almeja ter filhos deve buscar por um preparo psicológico, na gestação de gêmeos esse objetivo passa a ser ainda mais necessário. Durante a gestação a mulher é bombardeada por hormônios, no caso dos gêmeos essa dose é dupla. A sensibilidade da mãe é maior do que antes vivenciada, ela necessita de cuidados redobrados, que vão desde os esforços contínuos de seu companheiro(a), da família, até um pré-natal mais estruturado.
Mas, afinal, como cuidar de gêmeos no pós parto?
O primeiro grande desafio pode ser o sono dos bebês, principalmente porque boa parte dos gêmeos nascem prematuros e necessitam de cuidados redobrados. Entendam que, quando os bebês nascem prematuramente e são afastados da mãe, passando alguns dias no hospital, ao chegar em casa tudo pode causar estranhamento no início. Sem falar que seus estômagos ainda são menores, então eles irão acordar repetidamente durante as madrugadas para poder mamar.
Ainda sobre o sono, se possível os coloque para dormir em quartos separados para que não acordem com os resmungos e choros do outro.
Apesar desses desafios e cuidados extras, as crianças irão desenvolver a mesma dependência e amor pelos pais como em outras gestações. E, alguns cuidados permanecem, como, manter uma rotina durante os dias, momento para dar de mamar, para dar colo, para o banho, etc.
Uma dica preciosa para a amamentação é colocá-los para mamar separadamente para propiciar que cada um tenha momentos de atenção exclusiva.
No início, se forem gêmeos idênticos invista em pulseiras de cores diferentes para identificar quem é quem, afinal, ninguém quer correr o risco de medicar ou dar de mamar duas vezes a mesma criança.
Brincadeiras a partes, casos como os citados acima são bem frequentes, mas existe algo importante para relembrar, apesar da enorme semelhança física cada um deles é um ser individual e único.
Busque a ajuda de sua rede de apoio, procure por comunidades, grupos em plataformas digitais, como o Facebook e o Instagram, que abordem sobre os cuidados com gêmeos, isso faz com que aumente a sua rede de apoio e aprenda com pais mais experientes.
Por fim, é importante ressaltar que, os gêmeos não são cópias, são seres completos, capazes e extraordinários como qualquer outra criança. Papais e mamães, não os coloque em uma mesma caixinha, procure dar atenção e carinho individualmente, evite ao máximo fazer comparações, eles valem todo o esforço, afinal, o amor que receberão de volta também será em dobro.