Estou grávida, e agora?
Quando descobre que está grávida, a futura mamãe de primeira viagem se vê diante de um desafio desconhecido. “Estou grávida, e agora?” Siga conosco para saber os primeiros passos.
Para uma gestação saudável é o agendamento do pré-natal junto a um obstetra. O pré-natal inclui a prevenção, a promoção da saúde e o tratamento dos problemas que ocorrem e durante o período gestacional.
Com o acompanhamento regular junto ao obstetra, a mamãe poderá reduzir os riscos de complicações na gestação e também os diminuir os riscos no parto.
Dica #1: Escolha do médico obstetra
Nem sempre é fácil escolher o médico que irá lhe acompanhar nessa fase, mas encontrar alguém com quem você se identifique faz toda diferença.
Alguns médicos variam seu estilo. Muitos já adotam um atendimento mais humanizado, desde a assistência até o parto.
O atendimento humanizado nada mais é do que aquele que prioriza e ressalta o respeito que o obstetra tratará a gestante ao longo da gravidez.
Mas um atendimento humanizado não significa, por outro lado, um competência técnica elevada. Então, se você puder escolher, reflita sobre o que é mais importante para você, porque fará diferença.
Com um médico de sua preferência, é importante que você não tenha vergonha e tire todas as dúvidas e ansiedades durante as consultas. Além disso, você receberá orientações e fará exames complementares.
Dica #2: Leia sobre maternidade
Outra dica importante é fazer leituras sobre a maternidade. Isso te ajudará como mamãe, principalmente se você for de primeira viagem, a conhecer um pouco mais sobre esse novo mundo.
E ler também te prepara emocionalmente para todas as etapas da gravidez. Por exemplo, o blog do Bric tem uma categoria de artigos específicos para gestantes e, por isso é um ótimo ponto de partida.
Um outro exemplo de tema para leitura é o tipo de parto. Se você deseja o parto normal, vai querer pesquisar sobre como preparar também o corpo para o momento do parto.
Artigos sobre as técnicas de fisioterapia pélvica são ótimos para isso! Então vá pesquisando e lendo sobre suas preferências.
Dica #3: Como diminuir a preocupação financeira
Por fim, muitas mamães perdem o sono com a preocupação financeira. E temos várias dicas para evitar isso.
Uma boa dica é criar uma listinha do que é realmente necessário nos primeiros meses de vida. Faça um chá-de-bebê que já ajuda a ganhar muitos itens.
Procure se informar também sobre os programas do governo de apoio a maternidade. Existem muitos programas de Estados e Municípios com esse fim. Verifique no seu município com sua agente de saúde.
Se você gosta de livros, seguem algumas dicas de leitura:
– O que esperar quando você está esperando, Arlene Eisenberg
– Filhos: Da gravidez aos 2 anos, Fábio Ancona Lopez
Gostou do artigo preparando para o parto? Conta pra gente nos comentários mamãe!
Dra. Stephani Ruschi