Posições para amamentar

Posições para amamentar

Se você é nova por aqui, seja bem-vinda mamãe! Hoje vamos falar sobre as posições para amamentar.

A melhor posição é aquela que favorece a pega do bebê, lembrando que ela deve ser profunda, assimétrica, sem dor e confortável para ambos. Não existe certo e errado, mas sim o que funciona para a dupla mãe e bebê. 

Sente-se de forma confortável e com as costas apoiadas, você pode usar a almofada de amamentação para apoiar o bebê. É importante que vocês estejam confortáveis.

Então vamos conhecer as posições!

 A primeira é a Clássica ou tradicional: É aquela em que o bebê fica apoiado no encaixe do cotovelo ou no antebraço da mãe. O bebê deve estar alinhado à cabeça, ombro e quadril, com a barriga encostada na barriga da mamãe. Essa posição é a mais utilizada, pois traz segurança para as mamães.

Cavalinho: O bebê fica como se estivesse montado na sua perna, segure a mama com a mão do mesmo lado e apoie a cabeça do bebê com a outra, lembre-se que sua mão deve estar entre o pescoço e a cabeça, seus dedos o polegar e o indicador ficam na altura do lóbulo da orelha do bebê.

Deitada: Deite-se de lado e oferte a mama que está próxima ao colchão. Apoie a cabeça do bebê no seu braço que está sobre a cama e com a outra mão segure e posicione a mama, mantenham barriga com barriga.

Laid-back: A mãe fica reclinada com as costas apoiadas e traz o bebê por cima do peito. Essa é uma posição muito intuitiva, as mães que têm parto normal costumam amamentar assim após o nascimento. Também é indicada para mães que têm muito leite, nessa posição o reflexo de ejeção acaba sendo controlado.

Bola de futebol americano ou invertida: Você deve sentar e apoiar as costas. Com auxílio da almofada de amamentação deixe o bebê lateralizado, sua cabeça deve estar em frente a mama, a barriga do bebê deve estar voltada para as costelas da mamãe e os seus pezinhos em direção às costas. Você irá segurar o bebê com o mesmo braço do lado da mama, use a mão contrária para segurar o seio.

Essas são as posições mais utilizadas pelas mamães, agora que você já conhece é só escolher qual você e seu bebê ficarão mais confortáveis. Aproveite e leia também como realizar uma pega correta.

Roberta Colares.

Higiene do menino e da menina

Higiene do menino e da menina

E aí, vamos aprender um pouco sobre a higiene do nosso bebê?

Nesse artigo vou falar os pontos principais da Higiene do menino e da menina, como prevenir assaduras, infecções, e dar algumas dicas para evitar bagunça nas trocas…

Então vamos aos tópicos.

  1. Primeiro um ponto importante sobre as trocas é que é bom trocar logo que você percebe que tem xixi, e principalmente coco na fralda se ficar em contato com a pele muito tempo devido a acidez, as assaduras podem e vão acontecer, principalmente em bebês com pele mais sensível.
  2. Sempre limpe do mais limpo para o mais sujo, nunca ao contrário, então limpe da genital em direção ao bumbum, dessa forma você evita infecções, principalmente nas meninas.
  3. Nos meninos não precisa forçar ou esfregar a genital, basta passar o lenço ou algodão, e no banho fazer uma higiene esticando um pouco a pele e expondo a glande.
  4. No primeiro mês utilize algodão com água morna para a limpeza para evitar alergias, depois pode usar o lencinho, sem muito cheiro e com pouco produto.
  5. Use trocadores para evitar trocar o lençol todas as trocas rsrs ( sim faz muita bagunça)
  6. Não é necessário dar banho em todas as trocas, se sujar muito você pode lavar só o bumbum, um banho por dia já está ótimo.
  7. Use pomadas para prevenir as assaduras, pomadas protetoras são ótimas aliadas, óleo de girassol ( dersani) também é ótimo para evitar assaduras e evita que a pomada grude demais.

Então mamãe, simples né? Talvez no começo seja difícil, mas depois de algumas trocas você ficará expert!

Peça auxílio nas primeiras trocas até se acostumar. Não tem segredo nenhum!

Espero que esse artigo tenha ajudado a tirar algumas dúvidas, aproveita e confere nosso artigo sobre a relação da amamentação com o uso de chupeta.

Ah, e um bônus pra te ajudar mamãe: vem ler sobre a higiene das unhas do bebê.

Gabrielly gonçalves