Como funciona o ciclo do sono do bebê?
Olá mamãe!
A questão do sono é uma questão que causa muitas dúvidas, principalmente porque ainda na gestação se escuta muitas coisas sobre o sono do bebê. Mas calma, nós vamos te ajudar!
Primeiro vamos entender o sono do bebê, vou te falar dois pontos importantes sobre esse assunto.
O ciclo de sono dos pequenos é bem diferente do nosso, e bem mais simples, pois existem apenas dois estágios, o sono ativo (ou sono rem) e o sono tranquilo. Com base nessas fases, vamos te contar segredos importantíssimos para você ter noites mais tranquilas.
Pesquisas apontam que 52% do sono do bebê se baseia no sono ativo. Neste sono o bebê se mexe bastante e produz sons ou ruídos enquanto dorme.
É também nesta fase que ele pode ser acordado facilmente. É aí que muitas mamães se confundem, achando que o bebê despertou, mas na verdade ele só está na fase ativa do soninho dele.
Temos também o sono tranquilo; neste estágio do sono ele fica mais relaxado e respira devagar. É o que chamamos também de sono profundo. Esse ciclo dura em média 60 minutos.
É muito importante saber as fases de sono do seu bebê para não atrapalhar este ciclo. Por exemplo, ao ver o bebê agitado fazendo sons, você deve tomar cuidado para não se enganar e o acordar. Ele pode estar na fase ativa do sono e você pode interromper o ciclo, impedindo que ele passe para a próxima fase, ou seja, o sono tranquilo.
Uma outra dica importante é que, ao ver ele despertar e já o pegar no colo, você pode incentivar o seu bebê a associar o soninho ao colo da mamãe, tornando suas noites mais complicadas.
Sabendo disso, eu não esqueci. Vamos agora aqueles segredos (dicas!) importantes para vocês dormirem melhor.
- É muito importante mostrar ao bebê a diferença entre dia e noite. Ele ainda não tem seu relógio biológico certinho (chamamos de sono polifásico, ocorre de 0 a 3 meses). Para ajudá-lo, durante a noite apague as luzes e diminua o ritmo da casa se possível. E durante o dia, deixe-o exposto à luz natural, mantendo os ruídos do ambiente.
- A chave de um bom soninho para ambos é induzir o bebê a adormecer novamente sozinho, lembre-se, seu bebê não tem a necessidade de mamar a cada 40 minutos, então ao vê-lo despertar, observe e espere que ele durma novamente, assim suas noites e as dele serão mais tranquilas.
- Lembre que não estamos dizendo para não pegar seu bebe no colo, são dicas para ajudar os dois a terem noites mais tranquilas, sempre prestando atenção nas necessidades do bebê. Se notar que ele acorda muitas vezes, talvez seja necessário o levar ao pediatra para avaliar se não há nenhum problema.
Exploramos aqui muitos detalhes de como funciona o ciclo do sono do bebê e como te ajudar a lidar com esta fase, mas aqui na Bric estamos sempre preparando artigos sobre este e outros temas, tenha acesso a eles gratuitamente clicando aqui.
Com carinho,
Equipe Bric Saúde.