Atualização COVID-19 e Gestação: Vacinar ou não?

Covid19 e gestação: vacinar ou nao?

Atualização COVID-19 e Gestação: Vacinar ou não?

O Ministério da Saúde publicou no dia 8 de Julho de 2021 a recomendação para imunização das gestantes com ou sem comorbidades a partir dos 18 anos. Não há necessidade de relatório ou prescrição médica para receber a vacina e os imunizantes aplicados devem ser, preferencialmente, os que não possuem vetor viral, ou seja, Pfizer ou CoronaVac.

A combinação da primeira e segunda dose com diferentes vacinas é chamada de intercambialidade e está contraindicada para grávidas até o momento. Exceto na Bahia onde a mesma está autorizada desde 11 de Agosto de 2021. As gestantes que receberam a primeira dose de AstraZeneca estão orientadoras a realizar a segunda dose, da mesma vacina, no puerpério (até 45 dias após o parto).

A Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) se posicionou a favor do Programa Nacional de Imunização (PNI) orientando a vacinação das gestantes após constatar importante aumento na mortalidade materna por COVID-19. A taxa de mortes em gestantes chegou a 10% enquanto a população geral está em 2%. O que corresponde a um aumento de 238% em 1 ano. 10 mortes maternas/semana em 2020 no Brasil | 38 mortes maternas/semana em 2021 no Brasil.

Atualmente sabemos que a saúde da mãe afeta diretamente o desenvolvimento do bebê e que algumas infecções maternas podem ser transmitidas ao feto. Na COVID-19, pode haver transmissão materno-fetal pelo cordão umbilical, placenta, vagina e amamentação (leite
materno). Os benefícios superam os riscos e portanto, é indicado tanto a vacinação quanto a amamentação. Outra pesquisa com 263 gestantes infectadas mostra que 1% dos bebes testou positivo para o vírus e com apresentação de quadros leves e sem sequelas. Estudos estão sendo continuamente realizados para que tenhamos mais detalhes sobre a via de transmissão e mecanismo de ação do vírus.

Covid-19 e gestação: vacinar ou não? Ainda está na dúvida? Converse com seu médico mas não deixe de se vacinar.

Dra Stephani Ruschi

Acompanhe nosso blog com artigos de especialistas

Quer estar informado e bem instruído? Se inscreva para receber os artigos de temas de sua preferência.

Ao me registrar eu aceito os termos.
Li e concordo com a política de privacidade.