Sexo na gestação: O que os especialistas dizem?
No Canadá, uma pesquisa foi realizada para avaliar a experiência sexual das gestantes. O resultado mostrou redução global do desejo e da frequência, tanto das gestantes, quantos dos parceiros, quanto o assunto é sexo na gravidez. Ambos apresentaram preocupação com complicações da gestação, como, parto prematuro e ruptura prematura das membranas ovulares (”bolsa rota”), em razão do ato sexual. Outro número que chama atenção é ter 34% das gestantes entrevistadas não sentindo-se a vontade para conversar com seus obstetras, mesmo sabendo que seria a melhor maneira de desmistificar o tema.
Entenda: o bebê fica protegido por várias camadas que vão desde o forte músculo do útero até o líquido amniótico. A relação sexual não afeta a gestação desde que você não tenha alterações na placenta ou não esteja em trabalho de parto prematuro. Também não causa abortamento. Está indicado suspender as relações sexuais em caso de sangramento vaginal anormal, perda de líquido amniótico, incompetência íntimo cervical, história de trabalho de parto prematuro. Não existe posição contraindicada mas a medida que a gestação evolui, é vale a pena buscar aquela que mais se encaixe ao casal.
O primeiro trimestre da gestação costuma vir acompanhando de uma onda de sinais e sintomas que desfavorecem a prática do sexo. No segundo trimestre, há um aumento da irrigação sanguínea na pelve, o que proporciona maior sensibilidade na região genital e pode
aumentar o prazer nas relações sexuais. O terceiro e último semestre, vem acompanhado de uma barriguinha crescida e que estimula a explorar novas posições, como por exemplo, quatro apoios, de lado e com a mulher por cima. O importante é compartilhar seus medos e desejos com seu parceiro e se sentir a vontade para conversar sobre este e qualquer outro assunto com seu obstetra.
Sexo pode desencadear trabalho de parto? Muito cuidado com essa frase! O sêmen contém prostaglandinas, substâncias que favorecem a dilatação do colo do útero. Porém, não há comprovação científica que o sexo pode induzir o trabalho de parto.
Quando evitar o sexo na gestação:
– Placenta prévia (placenta baixa)
– Sangramento vaginal de causa desconhecida
– Incompetência ístimo cervical (colo curto ou insuficiência do colo uterino)
– Risco de parto prematuro
– Alterações do líquido amniótico (da bolsa)
Gostou? Conta pra gente nos comentários
Dra. Stephani Ruschi