Como funciona o ciclo do sono do bebê?

Como funciona o ciclo do sono do bebê?

Olá mamãe!

A questão do sono é uma questão que causa muitas dúvidas, principalmente porque ainda na gestação se escuta muitas coisas sobre o sono do bebê. Mas calma, nós vamos te ajudar!

Primeiro vamos entender o sono do bebê, vou te falar dois pontos importantes sobre esse assunto.

O ciclo de sono dos pequenos é bem diferente do nosso, e bem mais simples, pois existem apenas dois estágios, o sono ativo (ou sono rem) e o sono tranquilo. Com base nessas fases, vamos te contar segredos importantíssimos para você ter noites mais tranquilas. 

Pesquisas apontam que 52% do sono do bebê se baseia no sono ativo. Neste sono o bebê se mexe bastante e produz sons ou ruídos enquanto dorme. 

É também nesta fase que ele pode ser acordado facilmente. É aí que muitas mamães se confundem, achando que o bebê despertou, mas na verdade ele só está na fase ativa do soninho dele. 

Temos também o sono tranquilo; neste estágio do sono ele fica mais relaxado e respira devagar. É o que chamamos também de sono profundo. Esse ciclo dura em média 60 minutos.

É muito importante saber as fases de sono do seu bebê para não atrapalhar este ciclo. Por exemplo, ao ver o bebê agitado fazendo sons, você deve tomar cuidado para não se enganar e o acordar. Ele  pode estar na fase ativa do sono e você pode interromper o ciclo, impedindo que ele passe para a  próxima fase, ou seja, o sono tranquilo.

Uma outra dica importante é que, ao ver ele despertar e já o pegar no colo, você pode incentivar o seu bebê a associar o soninho ao colo da mamãe, tornando suas noites mais complicadas.

Sabendo disso, eu não esqueci. Vamos agora aqueles segredos (dicas!) importantes para vocês dormirem melhor.

  • É muito importante mostrar ao bebê a diferença entre dia e noite. Ele ainda não tem seu relógio biológico certinho (chamamos de sono polifásico, ocorre de 0 a 3 meses). Para ajudá-lo, durante a noite apague as luzes e diminua o ritmo da casa se possível.  E durante o dia, deixe-o exposto à luz natural, mantendo os ruídos do ambiente.
  • A chave de um bom soninho para ambos é induzir o bebê a adormecer novamente sozinho, lembre-se, seu bebê não tem a necessidade de mamar a cada 40 minutos, então ao vê-lo despertar, observe e espere que ele durma novamente, assim suas noites e as dele serão mais tranquilas.
  • Lembre que não estamos dizendo para não pegar seu bebe no colo, são dicas para ajudar os dois a terem noites mais tranquilas, sempre prestando atenção nas necessidades do bebê. Se notar que ele acorda muitas vezes, talvez seja necessário o levar ao pediatra para avaliar se não há nenhum problema.

Exploramos aqui muitos detalhes de como funciona o ciclo do sono do bebê e como te ajudar a lidar com esta fase, mas aqui na Bric estamos sempre preparando artigos sobre este e outros temas, tenha acesso a eles gratuitamente clicando aqui.

Com carinho,

Equipe Bric Saúde.

Cuidados com a alimentação

Cuidados com a alimentação

Olá mamãe!

Ter uma alimentação saudável e balanceada deveria ser hábito que carregamos ao longo da vida, não é mesmo? Mas nem sempre é assim.

Porém na gravidez uma boa alimentação faz toda diferença, por isso estamos aqui para falar um pouquinho sobre isso e sobre a sua importância.

O que você come durante a gravidez vai interferir diretamente na sua saúde e do seu bebê, por assegurar reservas de nutrientes para o parto, pós parto e amamentação e vai impactar diretamente no seu ganho de peso ao longo desses 9 meses. 

Por isso é imprescindível que você  mantenha uma dieta rica em legumes, verduras, frutas, cereais e proteínas. Em relação às proteínas devem ser evitados: carnes e peixes crus, pois eles podem trazer risco à saúde de ambos.

Também deve ser evitados frituras e alimentos industrializados, excesso de açúcares e sal.

As refeições devem ser divididas em seis vezes ao longo do dia, sendo elas: desjejum, café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. Comer dessa forma vai ajudar também a passar pela tão temida fase dos enjoos.

E não esqueça, você é aquilo que come! O seu bebê também será. Então opte por uma dieta saudável  e equilibrada. Se achar necessário não exite em procurar uma boa nutricionista.

Agora que você já leu sobre os cuidados com a alimentação, que tal compartilhar com aquela sua amiga gravidinha?

Depois de ter lido este texto, você deve estar se perguntando será que preciso comer por 2? Que tal descobrir? Clique aqui pra conferir o texto que preparamos para complementar as informações passadas neste post.

Esperamos que tenha gostado

Um beijo,

Equipe Bric Saúde

Entendendo o Apgar

Entendendo o Apgar

Olá mamãe, você já ouviu falar de APGAR? Que tal aprender um pouco mais sobre isso hoje?

Você mamãe já deve ter ouvido falar, tanto dos profissionais da saúde, ou até de outras mães.

Mas você sabe o que isso significa?

Tudo bem se não souber, quando entramos nesse mundo de maternidade termos novos surgem a todo instante, mas a Bric está aqui para te ajudar.

Hoje vou te explicar o que é o APGAR, como ele é calculado e o que ele quer dizer.

A escala de Apgar (proposta pela médica Virgínia Apgar) é uma avaliação realizada quando o bebê nasce, para ver o nível de adaptação do bebê a vida fora do útero.

Ela é muito importante para saber quais seriam os primeiros cuidados com o recém-nascido assim que ele sai da barriga da mamãe, e é repetido 5 minutos depois.

Essa escala varia de 0 a 10, sendo o ideal 10.

Ela é resultado de uma soma de alguns sinais do bebê como:

1 – Atividade

  • 0 – Músculos flácidos,
  • 1 –  Dobra os dedos e movimenta braços e pernas
  • 2 – Se movimenta ativamente.

2 – Batimento cardíaco

  • 0 – Sem batimento,
  • 1 – Inferior a 100 batimentos por minuto,
  • 2 – Superior a 100 batimentos por minuto.

3 – Reflexos

  • 0 –  não responde a estímulos,
  • 1 – Faz caretas quando estimulado,
  • 2 – Chora vigorosamente, tosse ou espirra.

4 – Cor

  • 0 – O corpo está pálido ou azul – acinzentada,
  • 1 – O corpo esta rosado, porém os pés e mãos estão azulados,
  • 2 – O corpo está todo rosado.

5 – Respiração

  • 0 – Não respira,
  • 1 – Choro fraco e respiração irregular,
  • 2 – Choro forte com respiração regular.

Mas o que acontece quando o APGAR tem um resultado menor que o esperado (APGAR menor que 7)?

Nesse caso o bebê vai para a UTI neonatal, receber toda a atenção e cuidados necessários até sua melhora.

Espero que nosso artigo entendendo o apgar tenha esclarecido suas dúvidas, você também pode dar uma conferida no nosso blog para dar uma conferida neste e em outros assuntos importantes para a gestação.

Um beijo e até a próxima!

Equipe Bric Saúde

Entendendo a produção de leite

Entendendo a produção de leite

Olá mamãe, tudo bem?

Hoje vamos entender como ocorre esse processo magnífico? Você vai ver como é fascinante, tudo funciona na mais perfeita harmonia. 

Além disso, entender como esse processo ocorre vai te ajudar no caminho que você vai trilhar com seu bebê na amamentação.

É durante a gravidez que a glândula mamária se desenvolve por completo, porém a produção de leite só terá início após a saída da placenta. Isso ocorre porque os hormônios da gravidez e da produção de leite trabalham de forma oposta.

Após o nascimento do bebê, a progesterona e o estrogênio (hormônios da gravidez) caem e a prolactina (hormônio responsável pela produção de leite) se eleva, dando início a lactogenese II. Aqui a produção de leite depende exclusivamente dos hormônios.

Entre o 3º e 5º dia após o nascimento do bebê ocorre a descida do leite ou apojadura. Esta fase é chamada de lactogenese III ou galactopoese, a partir de agora a produção de leite depende da sucção do bebê, isso mesmo!

Por isso é tão importante realizar uma boa pega, pois de agora em diante o esvaziamento da mama é quem dita a quantidade de leite produzida. Leite parado não é bom!

Isso porque quanto mais o bebê mama, mais o corpo entende que precisa produzir. Se o seio não é drenado adequadamente, a produção de leite da mãe tende a cair, pois o corpo “entende” que está fabricando em excesso.

Não é magnífico como todo esse processo ocorre? Agora que você entendendo a produção de leite, que tal aprender a realizar uma pega correta? Não esquece de nos seguir no Instagram. Confira aqui um texto que preparamos para falar disto.

Até a próxima mamãe.

Exercícios físicos durante a gravidez

Exercícios físicos durante a gravidez

Oi gravidinhas lindas, tudo bem?

Hoje viemos trazer um assunto ao qual diversas mamães sentem dúvidas, principalmente aquelas que já eram acostumadas a fazer isto antes da gestação: exercícios físicos durante a gravidez, vamos falar sobre os benefícios e quais exercícios são permitidos neste momento de sua vida.

Além disto, nesse artigo vamos falar sobre a importância da realização dos exercícios neste período.

O hábito de praticar atividades físicas é recomendado a todos, inclusive sendo amplamente indicado a grande parte das gestantes pois trazem benefícios não apenas para a mamãe como também para o bebê.

Quando a gestante se exercita é liberada uma série de hormônios, dentre eles a endorfina. Uma vez liberada no organismo reduz o estresse e provoca bem-estar, o que é excelente já que o bebê também sentirá este bem-estar.

Além disso, a atividade física promove diminuição de complicações obstétricas, maior controle de ganho de peso, e melhora o estado emocional, reduzindo a ocorrência de depressão e estresse.

 Alguns cuidados merecem atenção e devem ser tomados ao praticar as atividades físicas como: 

  • Use roupas confortáveis;
  • Utilize tênis;
  • Evite altas temperaturas;
  • Beba bastante água para se hidratar;
  • Use protetor solar para evitar manchas na pele e no rosto.

As atividades físicas mais recomendadas para mamães na gestação, são essas:

  • Caminhadas;
  • Hidroginástica ou natação;
  • Ioga;
  • Pilates;
  • RPG (Reeducação Postural Global).

Mas lembre-se de sempre conversar com seu obstetra sobre a prática dos exercícios, embora faça muito bem é imprescindível a autorização médica pois cada caso é um caso e cada mamãe leva a gestação de uma maneira. 

Espero que tenha gostado do artigo, pois aqui na Bric sempre estamos trazendo conteúdos para tornar sua gravidez mais leve e tranquila. Ah, não esquece de conferir nossos outros artigos clicando aqui, garanto que será de extrema importância pra você hein!

Com amor,

Equipe Bric Saúde

Gravidez e Calor

Gravidez e Calor

Olá mamãe, tudo bem?

Hoje nossa equipe preparou um post para as gravidinhas que vêm sofrendo com o aumento de calor durante a gravidez. Aqui na Bric prezamos pelo seu bem-estar, então vamos lá

Neste artigo vamos falar um pouco do porque a gestante sente tanto calor, e como podemos amenizar esse problema, aproveitando também para te dar algumas dicas.

Durante a gestação a temperatura corporal fica mais alta, não é atoa que sentimos tanto calor.

Durante a gravidez a temperatura do corpo fica em média 35ºC! Muito, né? sabe porque a temperatura aumenta? Vamos te explicar.

Durante a gestação como temos que suprir mais de uma pessoa com oxigênio, o fluxo sanguíneo aumenta, com isso a força do sangue nas veias também aumenta, fazendo com que a gestante sinta mais calor.

Agora que eu já te expliquei o porquê do calor, vamos àquelas dicas que mencionamos antes:

  • Evite os tecidos sintéticos, use peças confortáveis, com tecidos leves  e roupas folgadas que deixem a pele respirar.
  • Use roupas claras pois elas absorvem menos calor, e te deixarão mais confortável durante o dia.
  • Durante o calor a gestante pode notar aumento do inchaço, para melhorar ela pode manter as pernas elevadas, usar meias de compressão leve, e fazer alongamentos.
  • Beba bastante água, e sucos naturais. (nada de refrigerantes rsrs)
  • Evite ficar exposta ao sol, e ficar em pé por muito tempo, isso aumenta o inchaço nas pernas e pode gerar dores.
  • opte por uma dieta leve, rica em frutas, legumes e saladas frescas.( temos um post que fala só sobre isso, confere lá no nosso blog)
  • Para deixar o ar mais fresco use o umidificador, se não tiver, usar bacias de água no cômodo ou toalhas molhadas já serve.
  • Evite lugares abafados ou muito cheios, o risco de um mal estar é muito grande.

Gostou desse post mamãe? Recomenda a alguma amiga sua gravidinha também, vamos ficar felizes! Por fim, vem conferir outros conteúdos legais e gratuitos [clique aqui].

Com amor,

Equipe Bric Saúde!

Entenda os desejos na gravidez

Entenda os desejos na gravidez

Olá mamães, tudo bem?

Vamos falar hoje de um dos assuntos mais ‘famosos‘ da gravidez: desejos.

O desejo nas mulheres grávidas costuma ser comum no decorrer dos 9 meses, inclusive as gestantes apresentam desejos por alimentos ainda não consumidos com uma diversidade ampla variando de pessoa para pessoa, claro.

As mulheres também procuram adocicar a comida salgada com variações de pratos que não eram consumidas antes da gravidez.

Há estudos que mostram que a síntese de uma substancia chamada neuropeptídeo, considerada uma das principais estimulantes da fome que aumenta durante a gravidez.

Inclusive, se quiser ler mais sobre alimentação na gravidez, recomendamos que leia este post.

A síntese desta substância pode causar alterações do paladar e olfato, o que seria um mecanismo evolutivo, ou seja, que adquirimos através de instintos, para desencorajar as mães a ingerirem comidas possivelmente tóxicas, deixando-as mais sensíveis (e atraídas) a determinados alimentos.

Há estudos que afirmam que os desejos representariam carências nutricionais do corpo, e ao consumir chocolate por exemplo, esta vontade seria, na verdade, falta de magnésio. 

Vontade de comer açúcar e outros carboidratos processados, assim como comidas gordurosas, podem ser decorrentes à ausência de cálcio. 

Comer ou não comer?

Estudos relatam que não tem problema algum em ceder aos desejos uma vez ou outra, desde que as guloseimas não substituam as refeições nutritivas principais.

É preciso ficar atento a uma condição especial, chamada alotriofagia, que é o desejo por coisas que não são alimentos (terra, carvão, giz, entre outros).  Nestes casos, é necessário fazer acompanhamento psicológico ou médico, para, se necessário serem receitados medicamentos específicos para reverter o transtorno.

Recomendamos a procura de um profissional capacitado para te atender, ou alguma pessoa próxima à você, caso sinta vontades como estas.

Aqui na Bric trabalhamos constantemente para que sua gravidez seja tranquila e descomplicada, por isso, esperamos que este post tenha te ajudado. 

Um beijo,

Equipe Bric.

Grávida com sensibilidade nos dentes?

Grávida com sensibilidade nos dentes?

Olá mamães, a sensibilidade nos dentes tem te incomodado ultimamente? Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-la passar por este desconforto, pois seu bem-estar é nossa prioridade!

As alterações hormonais que acontecem durante o período gestacional acabam acometendo a sensibilidade nos dentes e gengivas, principalmente provocadas pela gengivite.

Durante o período gestacional acontece o aumento do fluxo sanguíneo, o corpo trabalha em hora extra para compensar o suporte de mamãe e bebê, e esse aumento pode resultar em gengiva sensíveis ao toque.

Alimentos com variação térmica, como quentes ou frios demais, podem contribuir para o aumento da sensibilidade das gengivas.

A doença gengival, segundo alguns estudos podem originar um parto prematuro, sem contar o desconforto que é. Por isso recomendamos que procure um dentista de sua confiança para que possa avaliar o seu caso, e se necessário indicar alguma medicação. 

É de fundamental importância que você trate este problema caso não se resolva em pouco tempo.

Como solucionar

  • Hábitos de higiene, como escovar os dentes após cada refeição.
  • Escolher uma escova de cerdas macias, que remova o alimento entre os dentes.
  • Utilize o fio dental, após cada refeição.
  • Identifique os alimentos que desencadeiam a sensibilidade.
  • Evite alimentos açucarados, pois eles promovem o aparecimento de cáries.
  • Consulte seu dentista no período gestacional.

Estas são algumas dicas que preparamos para que você passar por este momento de uma forma mais tranquila.

Esperamos que tenha gostado do artigo, quer ler mais conteúdo gratuito e de qualidade? Dá uma olhada no nosso blog e no nosso instagram, postamos dicas diárias para te ajudar neste momento lindo da sua vida.

Ah, e não esquece de compartilhar com aquela sua amiga mamãe que também está grávida com sensibilidade nos dentes. Queremos que mais mães se tornem Power Moms e tenham uma gestação mais tranquila e descomplicada.

Um beijo,

Equipe Bric Saúde.

Mamas doloridas durante a gestação

Mamas doloridas durante a gestação

Olá mamãe linda, como tá essa gravidez? Esperamos que do jeito que nós aqui da Bric gostamos: Tranquila e descomplicada  (:

Hoje viemos aqui tratar de um assunto que atinge a maioria das mamães gravidinhas: mamas doloridas durante a gestação. Vamos ajudá-la a passar por este desconforto.

As mamas começam a ficar doloridas por volta da terceira ou quarta semana de gravidez. Fatores peso, o crescimento da barriga e o início da produção de leite fazem com que fiquem maiores e um pouco doloridas ou mais sensíveis.

Os hormônios liberados pela gravidez também agem nas células responsáveis pela coloração dos mamilos, tornando-os mais escuros que de costume.

Para algumas mulheres, o incômodo irá se estender por toda a gestação. Não somente no início. Mas para a maioria, a dor desaparece ao fim do primeiro semestre.

Uma dica que te damos, é se possível utilizar sutiã de sustentação, que apoie as mamas. Para aliviar, opte por sutiãs de boa sustentação, conforme os meses forem aumentando adeque o tamanho, para uma melhor sustentação.

Use sutiãs de tecidos suaves e naturais como de algodão e procure os sem costura, principalmente na região do mamilo.

Outro fator importante é que os sutiãs precisam ter alça larga, para melhor sustentabilidade. A partir de 36 semanas, já podem optar por sutiãs de amamentação.

É importante dormir com o sutiã, pois promove segurança e ajuda a diminuir a sensibilidade das mamas.

E aí, gostou do nosso tema de hoje? Esperamos que tenha te esclarecido possíveis dúvidas e agora você se sinta um pouco mais confortável consigo mesma, pois seu bem estar é a nossa prioridade.

Não deixa de compartilhar esse post com aquela sua amiga grávida também, tá? (:

Aqui você encontra mais dicas e orientações gratuitas para que sua gestação seja cada vez mais leve.

Com carinho,

Equipe Bric Saúde.

Cólicas na gravidez

Cólicas na gravidez

Olá mamães,

Sabemos que cólicas na gravidez as vezes podem despertar preocupação, não é mesmo? Por esta razão hoje vamos falar um pouquinho deste assunto que acomete muitas mulheres durante a gestação e te dar algumas orientações para te tranquilizar.

Durante o período gestacional é normal a gestante apresentar cólicas, sendo mais comum nas primeiras semanas, por conta do crescimento do bebê e adaptação ao útero.

Mas também, ela pode estar presente também no final da gestação, aproximadamente na 37ª semana, pois é quando o organismo começa a se preparar para o parto.

Entretanto, se as dores se acentuarem, ou até mesmo virem seguidas de sangramentos, calafrios ou dor ao urinar, recomendamos que procure seu médico obstetra para que ele possa avaliar mais detalhadamente seu caso e seguir os protocolos que mantenham você e o bebê em segurança.

COMO ALIVIAR CÓLICA NA GRAVIDEZ?  

O tratamento deve ser feito baseado na causa das cólicas após a avaliação do médico. 

Analgésicos e antiespasmódicos podem ser utilizado, mas sempre com prescrição médica.  

No final da gravidez as cólicas são esporádicas e são um preparo para o útero se preparar para entrar em trabalho de parto.

Elas têm uma função importante para posicionar o bebê de forma adequada dentro do útero.

A dor do trabalho de parto é também uma dor semelhante a cólica, porém, ela tem como característica aparecer em intervalos cada vez mais frequentes e com maior intensidade.

Nós da Bric nos preocupamos com que tenha uma gravidez segura e descomplicada, por isso esperamos que tenha gostado do nosso artigo Cólicas na gravidez e que tenha te ajudado a sanar algumas dúvidas a respeito deste tema.

Acompanhe também nosso blog, nele postamos artigos todos os dias para te ajudar, gratuitamente, com material de qualidade, a levar sua gestação de uma maneira mais leve. Clique aqui para acessá-lo.

Com amor e carinho,

Equipe Bric Saúde.